Gravidez semana a semana pra você

Ficar grávida desperta uma série de sentimentos na mulher e um deles, sem dúvida, é a ansiedade por saber o que vem por aí. Por isso é normal que a mamãe queira saber o que acontece durante a gravidez semana a semana, já que tanto o corpo da mamãe quanto o desenvolvimento do bebê vão mudar bastante.

Cada período, uma nova sensação. Corpo que muda. Cabeça a milhão. Ser mãe é maravilhoso.

Aproveite a leitura e veja tudo que vai acontecer na sua gravidez nas próximas semanas.

Importante lembrar que cada mamãe e cada bebê tem seu tempo natural, ou seja, nem sempre as coisas acontecem exatamente na semana informada no texto abaixo.

Boa leitura =D

Gravidez semana a semana – 1 semana

Como nem sempre dá pra saber o dia da concepção do bebê, muitas vezes a mamãe fica sabendo qual foi o período da primeira semana apenas depois. Sabe quando você faz aquele teste de gravidez e descobre?

O fato é que, mesmo que você não perceba, seu corpo já começa a se preparar para a fecundação 14 dias antes da próxima menstruação (dependendo do ciclo menstrual). Durante a ovulação, o corpo da mulher pode ter a temperatura elevada em até um grau.

Se a mamãe puder planejar a gravidez e evitar o consumo de drogas, bebidas e quaisquer coisas que possam prejudicar o bebê, melhor. Além disso, ela poderá ver com o médico se há necessidade de ingerir ácido fólico, que muitas vezes é recomendada.

Vamos ver agora o que acontece na segunda semana de gravidez.

Gravidez semana a semana – 2 semanas

Vale lembrar que o ciclo gestacional é contado a partir do primeiro dia da última menstruação. O bebê é esperado em aproximadamente 40 semanas a partir desse dia.

Ou seja, é como se você não estivesse oficialmente grávida, mas o processo já começou. A mamãe nesse momento está liberando um óvulo que vai receber o espermatozoide. E aí sim, acontece a fecundação. Se ocorrer a fecundação, é considerada a primeira semana o primeiro dia da última menstruação. Entendeu agora?

Gravidez semana a semana – 3 semanas

Agora seu bebê já está enorme. Brincadeira. Ele está mais ou menos do tamanho da cabeça de um alfinete.

Nessa fase pode ocorrer um pequeno sangramento, consequência da fecundação. Mas nada com o que se preocupar. Algumas mamães já podem, nessa semana, começar a detestar alguns cheiros que antes eram normais.

Também, nessa fase, a mulher libera um hormônio que impede a próxima ovulação. Ou seja, ela para de menstruar.

Vamos continuar a nossa caminhada da gravidez semana a semana.

Gravidez semana a semana – 4 semanas

Agora o bebê já é um embrião. Talvez só agora a mamãe perceba que está grávida, ao ver que a menstruação não veio. Dá aquele frio na barriga, né? Começam também aquelas rotinas de exames importantes.

Nesse momento, o bebê está mais ou menos do tamanho de um grão de arroz e todos os órgãos dele estão preparados para se desenvolver.

Lembre-se que nessa fase (e em todas as outras) é muito importante a alimentação adequada da mamãe.

Gravidez semana a semana – 5 semanas

Muitas coisas acontecendo na barriga da mamãe =D

O coração é o primeiro órgão a se desenvolver e o bebê já tem aproximadamente 1,25mm. Uma dieta equilibrada da mamãe, como vamos falar sempre nesse post, vai ser decisivo para o desenvolvimento dele. Reforçando que o ácido fólico contribui diretamente para o desenvolvimento da medula espinhal.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro, por motivos óbvios e converse com um especialista sobre a prática de atividades físicas.

Gravidez semana a semana – 6 semanas

O sistema nervoso central do bebê está se desenvolvendo à todo vapor e talvez a mamãe esteja numa daquelas piores fases da gravidez, sentindo enjoos, cansaço e cólicas.

Caso ela ainda não tenha percebido que está grávida, esses enjoos somados ao atraso da menstruação vão ligar o sinal de alerta!

A mamãe vai estar com um pedacinho de gente de mais ou menos 4 milímetros, que estará na fase inicial de desenvolvimentos dos pulmões.

embrião na sexta semana de gestação
Fonte: maemequer.pt

Gravidez semana a semana – 7 semanas

Vamos continuar a nossa saga da gravidez semana a semana.

Nessa fase, o bebê está desenvolvendo braços e pernas. Os dedinhos também começam a aparecer. E o cérebro estará em desenvolvimento.

A barriga da mamãe estará começando a dar sinais de gravidez, ou seja, começa a se mostrar mais saliente. É claro que isso varia. Cada caso é um caso.

O volume de sangue no seu organismo já aumentou e seu útero estará maior, o que provoca mais vontade de ir ao banheiro. Mesmo que você tenha a sensação de querer ir ao banheiro toda hora, não deixe de beber água, muito importante em todas as fases da gestação.

Gravidez semana a semana – 8 semanas

Seu bebezinho do tamanho de uma framboesa já tem o sistema nervoso central se comunicando com os músculos do pequeno corpinho. Os olhos também começam a aparecer. É o milagre da vida, mamãe! =D

Na oitava semana já dá pra saber se o pacote veio em dobro, ou seja, se são gêmeos.

Pode ser que as roupas da mamãe comecem a ficar apertadas. E os enjoos podem ocorrer também. Importante também ficar atenta ao consumo de ferro, pois há risco de anemia nessa fase.

Temos um artigo legal sobre alimentação da mamãe no primeiro trimestre e já deixamos o link para você lá em cima no texto. Mas é só clicar aqui que você encontra as informações no nosso blog.

Gravidez semana a semana – 9 semanas

Na nona semana de gestação o bebê ainda tem uma cabeça desproporcional ao corpo e pesa mais ou menos 2 gramas. Curiosidade: nessa fase o intestino do bebê encontra-se dentro do cordão umbilical.

Existe a chance da mamãe estar com sua imunidade baixa e acabar tendo candidíase vaginal. E para piorar, muitas mulheres sentem uma instabilidade emocional muito forte.

A nossa recomendação é sempre estar em contato com profissionais da área da saúde. E lembrar que é normal passar por tudo isso durante a gravidez. As mulheres são muito mais fortes do que imaginam e aguentam passar por muitas coisas, seja por amor, por instinto materno ou simplesmente por serem quem são.

Gravidez semana a semana – 10 semanas

Equivalente a 3 meses de gestação, nessa fase as orelhas do bebê, que antes estavam muito separadas começam a ir para o lugar ideal. O bebê já pode fazer movimentos respiratórios. Ainda é difícil identificar o sexo, pois os órgãos genitais ainda estão em formação.

O bebê crescendo na barriga vai aumentando o desconforto da mamãe. É comum na gravidez o sangramento da gengiva por causa de inflamações que acontecem em alguns casos.

Outra coisa que pode acontecer com qualquer mulher grávida é estar muito ansiosa.

Ansiedade é normal, mas em excesso pode prejudicar tanto a mamãe quanto o bebê. Vale a pena evitar alimentos que contém cafeína e praticar atividade física. Fale antes com o médico.

Uma outra dica importante para evitar o mal causado pela ansiedade é a meditação. Ela contribui diretamente para a estabilização dos sentimentos e das emoções, e tranquiliza o organismo.

Dá pra imaginar o organismo da gravidinha à todo vapor nessa fase. Não é fácil. A meditação, segundo especialistas contribui muito para o relaxamento, equilíbrio das funções hormonais, aumentando a quantidade de hormônios que provocam o bem-estar, o que facilita a amamentação após o nascimento do bebê.

Os especialistas ainda dizem que meditar durante a gestação auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso do feto, e reduz as chances da criança desenvolver déficit de atenção e depressão.

Gravidez semana a semana – 11 semanas

Esse negócio de gravidez semana a semana tem muita informação, né? Então vamos continuar para você ficar bem informada.

Com 11 semanas e mais ou menos 5 centímetros, já é possível ver através de uma ultrassonografia os olhos e as orelhas do baby. O cordão umbilical já desenvolvido e o intestino, que antes ficava dentro do cordão, já está no seu devido lugar.

Barriguinha da mamãe aparecendo, começam a surgir aquelas perguntas indiscretas: está grávida? =D

Os enjoos devem diminuir em algum momento, e pode ser a partir da décima primeira semana de gravidez.

Olha como o bebê está nessa fase.

Fonte: Pampers

Gravidez semana a semana – 12 semanas

12 semanas ainda é terceiro mês de gravidez. Nosso baby já está do tamanho de um limão. O cordão umbilical continua crescendo nessa etapa e o bebê já consegue abrir a boca e até engolir. Legal né?

Ainda é difícil descobrir o sexo do bebê, mas os ovários ou testículos já estão em desenvolvimento dentro do corpo.

E tem mais coisas legais acontecendo: as unhas do bebê começam a crescer e como os rins estão praticamente formados, o bebê logo vai fazer seu primeiro xixi. E não se preocupe, a urina fetal não é igual a nossa e não faz mal ao bebê.

Os seios da mamãe começam a aumentar de tamanho e as veias podem ficar mais salientes. E sim, já há chances de ganho de peso da mamãe, por volta de 2 quilos. Nesse artigo você encontra informações sobre o ganho de peso das gestantes.

Gravidez semana a semana – 13 semanas

É claro que se a gente fosse falar de todos os detalhes da gravidez semana a semana, teríamos um posto nesse blog do tamanho de um livro. Então, para essa etapa, temos algumas observações interessantes a fazer.

É comum o médico realizar um ultrassom morfológico, que avalia o desenvolvimento do bebê. Pergunte para o seu se já está na hora!

Olha que legal: o bebê já faz xixi, como havíamos falado, e isso pode ocorrer a cada 30 minutos! Além disso, já daria para ver algumas expressões faciais do bebê no caso de uma ultrassonografia 3D. Ficou curiosa? =D

É recomendada para a mamãe a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como iogurtes, queijos e outros.

Lembre-se das dicas que já demos na décima semana de gravidez. Fale com seu médico sobre a prática de atividades físicas, que podem ser benéficas, além da meditação.

Gravidez semana a semana – 14 semanas

Agora alguns bebês já têm cabelos crescendo e o rostinho deles formado!

A mamãe não deve sentir, mas eles já se mexem na barriga. É pelo cordão umbilical que os alimentos e sangue chegam ao baby. Ah, e nessa fase ele está com algo em torno de 25 gramas. Está crescendo né?

Muitos dizem que essa é a etapa mais tranquila da gravidez. O segundo trimestre. A barriguinha continua crescendo, mas a mamãe já passou aquela primeira fase de enjoos e desconfortos iniciais. Além disso, ainda não chegou a fase do barrigão, do final da gravidez. Então, curta bem esse período.

Vale lembrar que cada bebê tem seu ritmo de desenvolvimento, e essas informações servem apenas como parâmetro, ok?

Olha como deve estar o bebê com 14 semanas.

Fonte: maemequer.pt

Gravidez semana a semana – 15 semanas

Você gosta de maçã? Se não gosta, deveria. O baby nessa fase está do tamanho de uma maçã. =D

Talvez agora já dê para descobrir o sexo do bebê. Curiosa? Viver a gestação semana a semana deixa a mamãe cheia de dúvidas e expectativas.

O mais legal nessa fase é que o bebê começa a identificar os sons. E as vozes da mãe! Eles já começam a fazer caretas, mas sem o controle de suas expressões. Sabia que ele pode ter soluços na barriga da mãe? Mas geralmente não dá pra perceber.

A mamãe, nessa fase, deve estar comprando roupas novas, que sirvam no corpo que só aumenta de tamanho. A barriga continua crescendo, assim como os seios. E das recomendações, vamos repetir algumas: beber água, alimentos ricos em ferro e cálcio e, fale sempre com seu médico!

Gravidez semana a semana – 16 semanas

4 meses de gravidez e o bebê vai tomando forma. Seu rostinho começa a ficar mais parecido com o que ele vai ter quando sair da sua barriga. Aquele exame de ecografia, quando realizado, vai permitir a mamãe saber como está ficando o rostinho do baby.

Talvez a mamãe já consiga perceber alguns movimentos do baby na barriga =D

Legal né?

A pele do bebê ainda está um pouquinho transparente, e o desenvolvimentos dos pulmões continuam a todo vapor. Precisam estar forte para aquele choro maravilhoso do dia do parto, né?

Os seios da mamãe vão ficando mais sensíveis e maiores. Algumas mulheres gostam dessa fase, outras nem tanto. Importante lembrar que nessa fase o apetite da mamãe pode aumentar, então vale a pena prestar atenção à qualidade da comida que vai consumir. Claro, isso é importante em toda a gravidez, e é justamente por isso que a gente está sempre repetindo aqui no post.

Gravidez semana a semana – 17 semanas

O cálcio, nessa fase, começa a tornar os ossos do baby mais fortes e ainda, o principal órgão que está em desenvolvimento, mas não o único, é o pulmão. O bebê também começa a acumular gordura.

E já está muito pesado, com 100 gramas. Pesado, né? =D

Algumas mulheres tem azia nesse período, mas nem todas. O ganho de peso pode chegar até 1 kg por semana a partir de agora. Consulte sempre o médico para saber quanto peso você deve ganhar.

Vale lembrar também que a mamãe pode hidratar a pele na região dos seios e da barriga, já que elas vão esticar e podem aparecer as estrias. Se a pele começar a coçar nesses lugares, veja com seu médico sobre quais hidratantes podem ser usados e se lambuze.

Gravidez semana a semana – 18 semanas

Cada vez mais a mamãe pode começar a sentir o bebê se mexendo na barriga. Algumas sentem antes, outras mais pra frente. Mas pode ser que nessa semana comecem a sentir.

O bebê nessa fase já deve escutar o coração da mamãe. Será que já escuta a voz também? Talvez mais pra frente.

Curiosidade: nessa fase o baby já está desenvolvendo suas impressões digitais.

Algumas mamães podem sentir tontura nessa fase, por causa da queda de açúcar no sangue e do aumento do útero, que pode comprimir as veias.

Comece a ver seu enxoval e quem sabe planejar o seu Chá de Bebê. Se quiser ir se adiantando sobre o assunto, veja dicas de como fazer um Chá de Bebê Simples e Barato.

Olha só como está o bebê com 18 semanas de gravidez.

18-semanas-de-gravidez
Fonte: maemequer.pt

 

Gravidez semana a semana – 19 semanas

No quinto mês de gravidez, o bebê já está com as perninhas mais compridas, e seu corpo está mais proporcional. Alguns, nessa fase, já começam a reagir à luz, e muitas vezes as mamães conseguem perceber. Legal demais!

Sobrancelhas também começam a crescer nesse período, assim como os cabelos, que podem mudar de cor após o nascimento.

Se form menina, seu órgão reprodutivo já estará pronto e estará em desenvolvimento também, seu cérebro.

A barriguinha da mamãe continua em crescimento e, cada vez mais, chamando a atenção das pessoas. Algumas mamães ficam com os mamilos mais escuros, o que é normal.

Lembramos, mais uma vez, da importância da atividade física durante toda a gravidez. E converse com seu médico sobre o assunto.

Sensação maravilhosa a mamãe sentir o bebê se mexendo na barriga pela primeira vez. E melhor ainda quando o bebê reage a algum estímulo externo, como o toque da mãe na barriga, por exemplo =D

iVaiNascer Chá de Bebê Online

Gravidez semana a semana – 20 semanas

O baby continua ganhando peso, assim como a mamãe. Com o ultrassom morfológico a mamãe vai conseguir ver alguns traços de seu rosto, e isso é encantador!

Pode ser que o baby já esteja pesando 300 gramas, já com seus braços, mãos, pernas e dedos completamente formados.

Para a mamãe, vale o lembrete de estar sempre muito bem hidratada. Quanto mais a barriga vai crescendo, mais a alimentação espaçada, de 3 em 3 horas, é importante. Dessa forma, a mamãe não acaba comendo muito de uma vez, sentindo-se indisposta depois, já que a barriga estará comprimida por causa do pedacinho de gente que ela carrega. Veja aqui algumas opções de Chás que podem acalmar a mamãe e ainda ajudar na hidratação.

A azia pode continuar nessa fase, portanto preste bem atenção ao que você come.

Detalhe: talvez seu umbigo comece a sair, ficar mais saliente, nessa fase =D

Gravidez semana a semana – 21 semanas

Com as unhas já crescidas, o bebe já pode se coçar. Mas não se preocupe, ele não se arranha por causa de sua pele, que está protegida por uma mucosa. E se no ultrassom o nariz do baby parecer largo demais, também não se preocupe, o ossinho do nariz está em desenvolvimento.

Nos meninos, os testículos começam a descer para o escroto.

Dica: converse com o baby e coloque músicas relaxantes para ele curtir essa viagem deliciosa dentro do lugar mais seguro do mundo, a barriga da mamãe!

Algumas mulheres, nessa fase, podem ter falhas na memória. E vale a pena lembrar aqui que é sempre bom informar o médico caso isso ocorra frequentemente.

Importante: a ideia de que a gestante deve comer por 2, é mentira! Coma normalmente, de preferência de 3 em 3 horas conforme já falamos aqui.

Gravidez semana a semana – 22 semanas

Os bebês já conseguem até chupar o dedo nessa fase. Lindos!

Se o bebê estiver de cabeça para baixo na barriga da mãe, tudo bem. Para eles isso não é um problema. E o tamanho do baby deve estar em torno de 27 centímetros.

Existe a chance de algumas mamães terem hemorroida durante a gravidez, o que pode ocorrer nessa fase. Mulher sofre, né? Consumir alimentos ricos em fibras e beber bastante água ajudam as fezes a saírem mais amolecidas. E isso ajuda muito.

Quanta coisa a gente tem pra aprender sobre gravidez semana a semana, né? Então vamos para a próxima semana.

Gravidez semana a semana – 23 semanas

Seis meses de gravidez! Vale a pena lembrar que se a mamãe for fazer Chá de Bebê, é bom fazer enquanto a barriga não está tão grande. Já imaginou fazer uma festa com um barrigão? A mamãe ficaria muito mais cansada nesse caso. Fazendo com a barriga em um tamanho um pouco menor, a mamãe terá mais disposição para dar atenção a todos os convidados. Para saber mais sobre Chá de Bebê, clique aqui.

O bebê, nessa fase, estará sentindo os movimentos do corpo da mãe. E os ouvidinhos estarão cada vez mais desenvolvidos. Então, como já falamos, converse com o baby.

Seus pulmões continuam se desenvolvendo e os traços de seu rosto já estão praticamente definidos.

Peso do bebê: deve estar em torno de 500 gramas, ou seja, meio quilo.

Na mamãe, as estrias podem estar aparecendo, então vale a pena se hidratar bastante. A mamãe também deve perceber alguma falta de equilíbrio, já que o corpo dela acaba perdendo o centro de gravidade. Destaca-se também a importância da higiene bucal da mamãe para evitar o aparecimento de gengivite, que é a inflamação da gengiva.

iVaiNascer Chá de Bebê Online

Gravidez semana a semana – 24 semanas

O bebê já estará com algum acúmulo de gordura sob a pele, que ajudará na proteção do frio quando ele nascer e seus olhinhos ainda estarão fechados. E eles já terão cílios =D

Eles devem medir algo em torno de 28 centímetros nessa fase da gestação.

Para a mamãe, a partir dessa fase vale a pena prestar atenção à posição de dormir. O ideal é que ela durma de lado, para o lado esquerdo. Dessa forma ela tira todo o peso da chamada veia principal. Importante também elevar um pouco a cabeça, evitando o refluxo e suas queimações insuportáveis.

A boa notícia é que muitas mulheres percebem um brilho maior nos seus cabelos =D

Gravidez semana a semana – 25 semanas

O cérebro do baby continua em desenvolvimento. Aliás, esse é o órgão mais complexo do ser humano, né?

O bebê também deverá estar se mexendo bastante nessa fase. A mamãe vai adorar! Sua coordenação também está em pleno desenvolvimento e ele já consegue levar sua mão ao rostinho com mais facilidade.

Curiosidade: nessa fase o bebê pode bocejar bastante, e o objetivo é regular a quantidade de líquido e de sangue nos pulmões.

Agora, o bebê começa a ganhar peso mais rápido. Estima-se que ele ganhe até 50 gramas por dia.

Se por um lado os enjoos já passaram nessa fase, por outro dormir acaba sendo o principal incômodo. Portanto, siga a dica de dormir do lado esquerdo que, segundo especialistas, é a melhor posição para as gravidinhas.

Além disso, vale a pena dar uma olhada nesse post onde falamos sobre a alimentação da gestante no segundo trimestre. Dica: coma bastante alimentos ricos em fibras. Alguns desses alimentos são: aveia, couve, espinafre, milho, maçã e outros.

Fonte: maemequer.pt

Gravidez semana a semana – 26 semanas

É o final do sexto mês de gravidez e a mamãe deve estar cada vez mais ansiosa pelo grande momento. Mas ainda não é agora.

Agora o baby ainda está finalizando seu desenvolvimento para vir ao mundo lindo e saudável.

Talvez nessa época o bebê conseguirá abrir os olhos na barriga, mas nem todos fazem isso. Curiosidade: a maioria dos bebês nascem de olhos claros, que depois, com o passar dos dias, vão ficando com a cor normal. O tamanho do baby é de aproximadamente 35 centímetros, e é bem provável que a mamãe sinta alguns chutes doloridos na barriga.

Já a mamãe já está naquela fase de começar a se incomodar em ficar de pé, por causa da dor nas costas causada pelo peso da barriga. Caso sinta algum tipo de queimação nas costas, pode ser algum nervo afetado e vale a pena consultar um especialista para fazer fisioterapia.

Como estamos falando da gravidez semana a semana, vale informar que talvez, a partir de agora, seja a fase mais incômoda para a mamãe. E é claro, tudo por causa do barrigão que não para de crescer =D

Gravidez semana a semana – 27 semanas

Agora começamos o terceiro trimestre de gestação, onde o bebê vai continuar ganhando peso. E sim, isso vai piorar a dor nas costas de algumas mamães.

Talvez seu baby já esteja chupando o dedo lá na barriga, e isso é lindo! O bebê, nessa fase, normalmente está de lado ou sentado, ainda não na posição ideal para o nascimento, que é de cabeça para baixo. Isso deve acontecer até a 38ª semana.

Peso estimado nessa fase: 1 quilo!

Sugestão para as mamães: a partir dessa fase, vale a pena deixar tudo arrumado para o parto, principalmente no que diz respeito aos documentos de plano de saúde. Se possível, se informe no local onde será feito o parto qual o procedimento normal quando chegar o grande dia. Assim, se você tiver alguma surpresa, já vai saber o que fazer.

Durante toda essa leitura a gente sempre lembra a mamãe da importância da alimentação. Por isso, deixamos aqui a recomendação da leitura desse post no nosso blog, sobre a alimentação da gestante no terceiro trimestre.

Fonte: pampers.com.br

Gravidez semana a semana – 28 semanas

Agora o bebê já acorda e dorme. Interessante, né?

Tamanho: 38 centímetros.

Peso: 1,3 quilos.

Ele também já consegue reagir a dor e principalmente ao som e a luz que passam pela barriga da mamãe. Essa, por sua vez, pode começar a ter mais dificuldades para dormir, além da azia e prisão de ventre que podem aparecer. Mulher sofré, não acha? =D

Mas são fortes para aguentar tudo isso até o pedacinho de gente resolver nascer. A sugestão nessa fase é fazer pequenas refeições, para não ficar com o estômago cheio, piorando a situação. Comer devagar e mastigar lentamente também ajuda a evitar a azia.

Caso você pratique atividades físicas, consulte seu médico para pedir orientações e continue se hidratando para minimizar as estrias nos seios e barriga.

Outra coisa importante para a mamãe é lembrar que se for fazer o Chá de Bebê, essa é a fase que nós consideramos limite, já que o barrigão vai ficar mais pesado com o passar das semanas. Isso pode causar indisposição, tornando a festinha um pesadelo para a mamãe. Portanto, considere fazer o seu Chá de Bebê até o final do sétimo mês ou na primeira semana do oitavo. Veja como fazer um Chá de Bebê ou Fraldas Simples e Barato clicando aqui.

Gravidez semana a semana – 29 semanas

Pode ser que nessa semana seu baby já se posicione de cabeça para baixo, mas vale lembrar que ele tem até a 38ª semana para fazer isso. E não se preocupe, se ele não fizer, os médicos podem ajudar.

O bebê deve se mexer bastante na barriga, e talvez isso cause algum incômodo. A pele do baby começa a deixar de ficar enrugada e sua cabecinha continua crescendo.

A mulher poderá ter, nessa fase, inchaço nos pés, por causa da dificuldade de circulação do sangue. Pode ser também que ocorram algumas contrações de curta duração, que preparam o útero para o momento do parto.

A mamãe também deve ter um aumento de peso, a partir de agora, de 500 gramas por semana. Consulte seu médico para saber qual o ganho de peso esperado para seu caso.

Gravidez semana a semana – 30 semanas

Com 30 semanas de gestação, muitos bebês já estão virados para baixo e, se o seu ainda não virou, não se preocupe, pois eles têm até a 38ª semana, como já falamos, para fazer isso.

Seus braços e suas pernas já estão mais gordinhos, pois eles acumularam gordurinha corporal. Isso vai ajudar a regular a temperatura deles quando nascerem.

As mamães já estão na fase de engordar 500 gramas por semana e talvez fiquem mais sensíveis. Aliás, isso é bem comum por causa das alterações hormonais. Caso isso esteja ocorrendo, ou ainda se você tiver diversos quadros de ansiedade, informe seu médico para que seu caso não se transforme em algum tipo de depressão.

Conforme já recomendamos nesse post, atividades físicas regulares e meditação podem podem ser o grande segredo para evitar tudo isso. Leve isso em consideração, mamãe =D

Veja mais sobre meditação para gestantes aqui.

Gravidez semana a semana – 31 semanas

Agora temos um pedacinho de gente do tamanho de um alface. Lindo né? =D

Com algo em torno de um quilo e meio, o baby já está ouvindo a sua voz. Então, lembramos a mamãe que vale a pena conversar com ele, quem sabe cantar uma musiquinha de ninar para quando ele estiver em seus braços, dormir mais facilmente com a música que já acostumou.

Se você fizer um ultrassom nessa fase e o bebê bocejar, será possível ver direitinho!

O bebê também já está com bracinhos e perninhas mais proporcionais, ou seja, quase totalmente formado e preparado pra nascer.

A mamãe deve ter acompanhamento médico para verificar se está tudo certo com sua pressão arterial, evitando assim a pré-eclâmpsia. Seus seios podem ficar com a aréola mais escura, assim como podem surgir alguns carocinhos, que são sinais de produção do leite materno.

Vamos agora para a 32ª semana de gestação?

Gravidez semana a semana – 32 semanas

Nessa fase é provável que o bebê mantenha os olhos abertos na direção da luz, além de ouvir os sons do mundo que o espera. Ele deve estar se mexendo bastante na barriga da mamãe também.

Durante a gestação o bebê vai engolindo líquido amniótico, e os resíduos dessa digestão vão formar o mecônio, que são as primeiras fezes dele.

Seu coraçãozinho deve bater algo em torno de 150 vezes por minuto.

A mamãe já deve estar com aquele umbigão, que aparece até com a barriga coberta pela roupa. Outro fato importante é o inchaço das pernas e pés. Vale a pena lembrar da hidratação e das atividades físicas como por exemplo caminhadas e ioga, além da meditação.

Alguns especialistas dizem que nessa fase da gravidez algumas mamães podem ter cólicas, que seriam uma espécie de preparação para o parto.

Vamos para a 33ª semana.

Gravidez semana a semana – 33 semanas

A maioria dos bebês, nessa fase, já viraram de cabeça para baixo. Ele está praticamente completo e já pode reconhecer a voz da mamãe, ficando até mais calmo. Ele também já está em condições de digerir o leite, caso nasça nesse período.

As mamães, nessa fase, estarão com um pouco mais de dificuldade com as refeições, já que a barriga estará grande. Vale a pena comer em pouca quantidade várias vezes ao dia. Consulte sempre seu médico.

Caso a mamãe perceba excesso de retenção de líquidos no corpo, também vale a pena uma consulta no médico para descartar a possibilidade da pré-eclâmpsia.

Fonte: Pumpkin

Gravidez semana a semana – 34 semanas

Vale a pena a mamãe já ter tudo preparado para o parto nessa fase, ok? Assim, caso o baby resolva aparecer antes do previsto, ela já tem tudo em mãos. Além do enxoval, lembre-se dos documentos necessários.

Caso o bebê nasça nessa época, o risco de algum probleminha de saúde já é bem pequeno =D

Ele já deve estar com bastante gordurinha no corpo, que vai ajudar a regular sua temperatura ao nascer. Seus pulmões estarão praticamente desenvolvidos e, como já falamos aqui nesse post, deve estar ouvindo bastante a voz da mamãe. Adoramos a ideia de que a mamãe deve cantar as musicas de ninar com o baby ainda na barriga, assim ele pode reconhecer a música após o nascimento e se acalmar naquelas noites infindáveis em que eles demoraram para dormir. Pense nisso!

Caso seu bebê ainda não tenha virado para baixo, fale com seu médico. Mas não se preocupe, eles sabem o que fazer para estimular essa movimentação para a posição correta.

Com a barriga maior, a mamãe poderá precisar de ajuda para realizar algumas tarefas, principalmente as tarefas domésticas. Se esse for o seu caso, peça ajuda para as pessoas mais próximas. Muito comum também a ocorrência de dormência no quadril. Há um afrouxamento das articulações nessa fase, por causa do seu corpo se preparando para o parto. Se for muito incômodo essa dormência, consulte seu médico.

Gravidez semana a semana -35 semanas

Alguém já está do tamanho de um melão! Esse é o tamanho aproximado do baby nessa fase, e ele ainda deve crescer e engordar mais um pouquinho. E claro, a mamãe deve engordar também =D

A essa altura você já deve ter decidido qual tipo de parto vai fazer. Caso não tenha feito isso, fale com o médico.

Os pulmões do bebê estão na fase final de desenvolvimento e seus rins já estão 100%. Já deve ter cabelo e suas unhas crescidas!

A mamãe pode fazer alguns exercícios de respiração, caso sinta falta de ar, muito comum nesse período, assim como fazer refeições menores e mais frequentes. Agora as consultas ao médico devem ser mais constantes, já que estamos na reta final da gravidez.

Gravidez semana a semana – 36 semanas

Mesmo com o bebê praticamente pronto para nascer, caso dê o ar da graça nessa fase ele será considerado pré-maturo. Mas como já informamos, o risco agora de ter problemas é bem pequeno, ou seja, sem preocupações, mamãe.

Seus músculos continuam crescendo e ficando fortinhos e ele já pode estar com quase 2,8 quilos =D

Importante nessa fase é a mamãe começar a se preparar para a amamentação. Então, vamos ver algumas dicas para que a sua experiência ao amamentar o baby seja encantadora!

Lave seus seios apenas com água, já que sabonetes podem remover a hidratação natural dos mamilos, causando rachaduras no período da amamentação. Massageie seus seios duas vezes por dia, para tornar seus mamilos mais salientes e facilitar a sucção do pequeno ao mamar. Deixe seus mamilos tomarem ar em alguns períodos do dia. Última dica: se você tiver um lugar reservado em casa, tome sol por alguns minutos fora do período de pico.

Gravidez semana a semana – 37 semanas

O baby agora já está igual a um recém-nascido e pode resolver dar o ar da graça a qualquer momento =D

Com quase 2,5 quilos, já é um pedacinho de gente que em breve estará no colo da mamãe procurando o peito para se alimentar, conforme seu instinto manda fazer.

Agora, a mulher já não tem tantas alterações em relação as semanas anteriores. Vai estar com a barriga grande, e com chances de dores nas costas. Deve se hidratar e em caso de retenção de líquidos em excesso comunicar o médico.

Importante a mamãe descansar sempre que possível a partir de agora, o que deve acontecer naturalmente já que ela se sentirá mais cansada. Caso se sinta muito cansada, falar com o médico.

Gravidez semana a semana – 38 semanas

Alguém já está do tamanho de uma jaca, com quase 3 quilos. O baby também pode se mexer um pouco menos já que o espaço está apertado lá dentro.

A mamãe pode estar com a barriga dura, o que é normal. E podem acontecer algumas contrações que nada mais são que treinamentos do seu corpo para a hora do nascimento.

Caso esteja se sentindo ansiosa, já recomendamos para você a meditação. Recomendamos também que você distraia sua cabeça lendo um bom livro, decorando o quarto do baby e cuidando dos preparativos finais para o grande dia que está chegando.

Gravidez semana a semana – 39 semanas

Com o baby completo, a mamãe deve se preocupar com o bem estar dela, que acaba refletindo no filho dentro da barriga. Cuidando da sua mente, ela estará tranquila e feliz aguardando a hora.

Nessa fase, conforme já falamos, ela deve sentir algumas contrações que nada mais são que treinamentos do corpo para a hora do parto. A mamãe pode saber se as contrações são as do parto quando elas acontecerem a cada dez minutos ou menos. Nesse caso, chame alguém de sua confiança e se prepare para a chegada tão esperada.

Apesar do baby estar completo, seu sistema imune continua se desenvolvendo e reforçados com alguns anticorpos da mamãe que chegam através da placenta.

Apesar do bebê se mexer menos nessa fase final, caso ele se mexa muito pouco comunique seu médico. A mamãe deve se manter descansada nessa fase final.

Fonte: maemequer

Gravidez semana a semana – 40 semanas

Com 9 meses, o bebê está prontinho para nascer! Seus órgão estão completos e seus batimentos cardíacos estão em torno de 110 a 160 vezes por minuto.

Caso as contrações da mamãe ocorram a cada dez minutos ou menos, ela está em trabalho de parto =D

Com seu sistema nervoso completo, o baby está preparado para a vida fora do útero e deve aparecer a qualquer momento.

Curiosidade: como dentro do útero o bebê enxergava pouco, sendo que a parede do útero estava muito perto, ao nascer, ele não enxerga coisas mais distantes que 30 centímetros. Essa é a distância ideal para “se comunicar” com ele, de forma que ele perceba a presença de algo ou de alguém.

O bebê deve estar com algo em torno de 50 centímetros e 3,5 quilos.

A gravidinha nessa fase deve se hidratar bastante, ter uma alimentação leve e fazer algumas caminhadas evitando os horários mais quentes do dia.

A maioria dos bebês nascem até as 40 semanas de gestação, mas alguns resolvem esperar até a 42ª semana. Converse com seu médico se for o seu caso e veja se é o caso de induzir o parto.

Que legal! Você chegou até aqui e agora entendo um pouco mais como funciona a gravidez semana a semana.

Desejamos que você tenha uma experiência maravilhosa na hora do parto e na sua convivência com o baby, já que esse é um milagre da vida e temos que aproveitar ao máximo, já que a vida passa bem rápido.

Um super abraço da equipe iVaiNascer.

iVaiNascer Chá de Bebê Online

Siga a gente no Instagram: @ivainascer

ª

Deixe um comentário