Ansiedade na Gravidez – O que posso fazer?

Será que a ansiedade na gravidez é normal?

Pode ser no começo, no meio ou no final da gravidez. Pode ser uma gravidez planejada ou “sem querer querendo”. A ansiedade na gravidez pode aparecer a qualquer momento.

As vezes a mamãe acaba se preocupando com o futuro. Se vai conseguir criar o bebê direitinho. Se o bebê vai nascer saudável. Quais exames ela precisa fazer. São muitas coisas que passam pela cabeça da mamãe.

E não é algo que podemos escolher ter ou não ter, mas certamente é algo que podemos, através de algum conhecimento, controlar. Nada melhor que estar bem informada para isso. Portanto, respondendo a primeira pergunta, ansiedade na gravidez é normal. O que não é normal nem na gravidez e nem fora dela é o excesso de ansiedade.

Então, preparamos pra você um resumão de informações importantes sobre ansiedade na gravidez.

O primeiro passo para lidar com o assunto é saber sobre os sintomas. Vamos ver quais são.

mulher ansiosa
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Principais sintomas da Ansiedade na Gravidez

  • Descontrole emocional
  • Medos e preocupações constantes
  • Muitos pensamentos negativos
  • Palpitação cardíaca
  • Falta de ar ou dificuldade de respirar normalmente
  • Em alguns casos, pressão arterial elevada
  • Agitação sem motivo aparente
  • Sudorese
  • Formigamento

Segundo especialistas ansiedade na gravidez é normal, mas a gestante deve ligar o sinal de alerta e procurar um médico se perceber que está perdendo o controle. E, em alguns casos, tomar algum medicamento. É interessante também ouvir o que seus familiares estão falando para você, pois pode ser que você não “perceba” que está com algum descontrole emocional ou mudança de comportamento.

Se você está passando por isso, saiba que não está sozinha. E aproveite a leitura com dicas que podem te ajudar a controlar essa ansiedade.

5 Dicas para controlar a Ansiedade na Gravidez

1- Pratique exercícios físicos

Antes de mais nada, converse com seu médico sobre a prática de exercícios. Se for liberada, aproveite, pois os exercícios contribuem muito para a saúde mental (controle da ansiedade), saúde física da mamãe e do bebê. Não deixe que o peso da barriga te desanime. É comum a mamãe desistir da rotina de exercícios físicos no final da gravidez.

A atividade física contribui para uma boa circulação do sangue, que é importante também para o bebê. E faz com que o organismo libere substâncias que produzem bem-estar.

Algumas sugestões de atividades físicas para ajudar no combate a ansiedade:

Yoga, Pilates, Hidroginástica para Gestantes, Caminhadas e outros.

2- Use calmantes naturais

Sem exageros, o chá de camomila pode ser um grande aliado da gestante. Tomá-lo uma vez ao dia, uma ou duas hora antes de dormir, pode contribuir para uma boa noite de sono. Caso a mamãe esteja com refluxo, vale a pena conferir com seu médico o horário ideal para a última refeição antes de dormir.

Temos um post legal aqui no nosso blog que fala sobre os Chás que a gestante pode tomar =D

3- Cuide da sua mente

Parece óbvio, já que estamos falando de ansiedade, mas essa dica é muito válida. E para cuidar da sua mente, a recomendação é bem simples: “preencha” seu dia!

Como?

Leitura: Leia bastante. Leia sobre coisas boas, sobre dicas de mamães experientes. Você pode ler livros com histórias que te acalmem, ou sobre algum assunto interessante que contribua para a educação nos primeiros anos de vida da criança.

Cursos: Se possível, faça algum curso. Pode ser de culinária, de inglês, de corte e costura. Faça algum curso de curta duração na sua área profissional. Qualquer curso!

Atividade física: Já falamos sobre isso…

Estabeleça uma rotina: Estabeleça uma rotina entre as atividades físicas, leituras, cursos, compromissos profissionais, tarefas domésticas e outras coisas que ocupem sua cabeça.

E podemos encaixar aqui também a meditação, que tem sido cada mais utilizada e divulgada. Veja alguns benefícios da meditação que podem ajudar no controle da ansiedade na gravidez:

  • Ajuda na qualidade do sono
  • Melhora a função imunológica
  • Diminui o estresse
  • Desenvolve a concentração
  • E muito mais
mulher meditando
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4- Durma bem

Pode parecer difícil dormir bem caso você esteja ansiosa, mas essas duas dicas, além da meditação que falamos acima, podem te ajudar.

Evite celular, computador e televisão antes de se deitar. Prefira livros ou revistas. Alguns estudos indicam que a luz emitida pela tela de celulares e outros aparelhos inibem a produção da melatonina. Normalmente, a melatonina é liberada durante o anoitecer e nos ajuda a ter sono.

E muitos especialistas dizem que quem pratica atividade física dorme mais rápido, tem um sono mais profundo e menos fragmentado. Portanto, mexa o seu corpo 😉

mulher dormindo sem ansiedade
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5- Alimentação saudável

Você deve comer bem não apenas pensando na saúde do bebê, mas na sua saúde mental, pois isso vai te ajudar a controlar sua ansiedade na gravidez.

Olha aqui alguns alimentos que vão te ajudar:

O mel ajuda na produção da serotonina, que provoca a sensação de prazer e melhora o humor.

As frutas cítricas ajudam a controlar a liberação do cortisol, que é responsável por “transmitir” o estresse para todas as partes do corpo.

A maçã possui carboidratos e fibras que contribuem para o controle da ansiedade.

A banana, por possuir triptofano, ajuda na produção da serotonina, que provoca a sensação de bem-estar.

Alface é um calmante natural.

Nesse post sobre alimentação da gestante que também está no nosso blog, temos mais informações interessantes. Clica pra dar uma olhadinha.

Mamãe, temos certeza de que seguindo essas dicas você poderá se prevenir contra a ansiedade ou, caso já esteja ansiosa, vai reduzir seu impacto na sua qualidade de vida e na do bebê. E lembre-se: a ansiedade na gravidez é normal. Não fique se culpando por isso e busque ajuda médica se necessário.

Parabéns por ser uma mamãe que corre atrás das informações pensando no melhor pro bebê =D

(atualizado em 17/06/2020)

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