Alimentação da Gestante no Segundo Trimestre

Antes de falarmos da alimentação da gestante no segundo trimestre, vamos ver como fica o organismo feminino nessa fase.

Organismo feminino no segundo trimestre de gestação

Muitos dizem que essa é a melhor fase para a gestante, uma vez que a mamãe passa a sentir menos os efeitos indesejáveis da gestação em comparação com os três primeiros meses. E no segundo trimestre as chances de aborto espontâneo são bem menores. As náuseas e a indisposição para comer somem ou diminuem, a barriga ainda está em um tamanho bastante agradável e o paladar fica mais apurado.

Então, como a comida volta a ser mais “procurada” pela mamãe, é importante ficar alerta para consumir os alimentos mais saudáveis para o bebê.

Controlar a ingestão de açúcar

Alimentação da Gestante no Segundo Trimestrer

Principalmente pelo fato do apetite da mamãe ficar mais aguçado, nessa fase é importante controlar a ingestão de açúcar.

O que acontece é o seguinte: a glicose é a principal fonte de energia para o feto. A partir da 12ª semana, o bebê começa a produzir sua própria insulina, metabolizando a glicose fornecida pela mãe. Ou seja, a glicemia fetal é muito próxima à glicemia da mãe.

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Se consumirmos muito açúcar, teremos um pico de glicemia, estimulando a produção de insulina na mamãe e no bebê também! Se isso for recorrente, esse aumento de insulina constante pode fazer com que o bebê tenha um aumento no seu depósito de gordura fazendo com que ele fique muito grande (isso é um risco para a mamãe e para o bebê). Veja mais sobre fetos grandes aqui.

Quando o bebê nasce com essa taxa de insulina alta e começa a amamentação, pode sofrer hipoglicemia, já que o leite materno não contém muito açúcar. Além disso, a mamãe também precisa ficar atenta para não desenvolver diabetes gestacional. Enfim, muitos motivos para controlar a ingestão de açúcar…

E para ter esse controle, a dica é consumir alimentos ricos em fibras, como cereais, pães integrais, arroz integral, feijão e frutas. Devemos evitar nessa fase alimentos que são muito ricos em açúcar, mas pobres nutricionalmente.

A alimentação da gestante no segundo trimestre é fundamental para o desenvolvimento do bebê. É claro, em todas as etapas da gestação isso acaba sendo importante. Mas nessa fase, os órgãos do bebê já estão prontos e precisam aumentar de tamanho e melhorar seu funcionamento. O cordão umbilical engrossa nessa fase para poder transportar a quantidade ideal de nutrientes para o bebê em desenvolvimento.

Agora, vamos ver algumas dicas de alimentação.

3 dicas de alimentação da gestante no segundo trimestre 

1- Coma alimentos ricos em fibras

Já falamos sobre elas acima, mas tem mais algumas coisas interessantes pra gente ver aqui.

As fibras ajudam a combater algo que seria terrível para uma gestante: a obstipação, que é a dificuldade de evacuar. Já pensou ter isso e ainda grávida? Ser ativa (caminhando ou praticando atividades físicas) e comer fibras ajuda bastante a combater a obstipação.

Quais são os alimentos ricos em fibras?

  • aveia
  • cevada
  • granola
  • alface
  • couve
  • rúcula
  • agrião
  • espinafre
  • brócolis
  • abóbora
  • cenoura
  • beterraba
  • lentilhas
  • ervilhas
  • milho
  • maçã
  • pera
  • uva
  • ameixa
  • damasco
  • laranja
  • mamão
  • tomates
  • amêndoa
  • linhaça
  • nozes

Alimentação da Gestante no Segundo Trimestre

Opção é o que não falta, mas você tem que ficar atenta também com a sua hidratação 😉

2- Beba bastante água

Alimentação da Gestante no Segundo Trimestre

Água faz bem sempre né… Até pra quem não está grávida.

Para as grávidas, também ajuda a combater a obstipação, tonturas e ondas de calor.

Então, manter a hidratação é muito importante para a mamãe.

3- Foco nos alimentos ricos em cálcio

Os alimentos ricos em cálcio são importantes na formação dos ossos e dentes do baby, assim como ajuda a ter o coração, nervos e músculos saudáveis.

Falando do coração, o cálcio ajuda a controlar os batimentos cardíacos do feto e na capacidade de coagulação do sangue.

Para a mamãe, pode ajudar a reduzir o risco de pré-eclâmpsia e hipertensão. O recomendável é que a mamãe consuma aproximadamente 1000 mg de cálcio por dia. Ou seja, foco no cálcio =D

Alguns alimentos ricos em cálcio:

  • 1 fatia de ricota – 82 mg
  • 2 fatias de queijo provolone – 215 mg
  • 1 xícara de espinafre cozido – 245 mg
  • 1 xícara de leite semidesnatado – 290 mg

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Mais algumas dicas para alimentação da gestante no segundo trimestre

  • Alimentos ricos em ferro também são super importantes
  • Frutas e vegetais frescos são ricos em água, vitaminas, minerais e fibras
  • Iogurtes ajudam a regular o funcionamento do intestino
  • Modere na ingestão de cafeína e álcool
  • E sempre: tenha acompanhamento médico

Se você quiser ler mais sobre alimentação, clique aqui para ler sobre o primeiro trimestre de gestação, e aqui para ler sobre o terceiro trimestre de gestação.

Um super abraço!

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(atualizado em Setembro/2018)

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