Ácido Fólico na Gravidez (Primeiro Trimestre)

O Ácido Fólico, também conhecido como Vitamina B9, é um termo muito falado no mundo das gestantes. Encontrado em diversos alimentos, também pode ser consumido através de medicamentos de acordo com as orientações médicas.

Ele é importante para diversas funções do corpo, como sua saúde cardiovascular e seu sistema nervoso. Durante a gestação, o ácido fólico ajuda muito no desenvolvimento do feto e na formação do tubo neural (estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal) e alguns médicos recomendam que sua ingestão deva começar pelo menos um mês antes da gravidez. Aliás, temos um post aqui sobre os sintomas da gravidez 😉

Por outro lado, sua deficiência, por impedir a renovação celular adequada, pode fazer com que o tubo neural não se feche completamente causando o Defeito Aberto do Tubo Neural (DATN), que é a segunda anomalia mais prevalente nos Estados Unidos e aumentando o risco de malformações no feto como espinha bífida (exposição da medula espinhal) ou anencefalia (quando o bebê nasce com uma pequena parte do cérebro).

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Benefícios do Ácido Fólico

Além dos benefícios já informados acima, o ácido fólico pode nos ajudar de várias formas:

  • Ele é bom para a nossa pele, unhas e cabelos (inclusive ajuda no crescimento das unhas e dos cabelos)
  • Ajuda no combate à acne e dermatite
  • Bom para o coração, pois previne doenças cardíacas e infarto
  • Ajuda a transportar oxigênio pelo sangue (lembrando que a mãe e o bebê compartilham a mesma circulação sanguínea)
  • Previne anemia
  • Previne o câncer de cólon
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Desempenha papel importante na nossa capacidade cognitiva e na nossa saúde mental e emocional

Quantidades Recomendadas de Ácido Fólico

A quantidade de ingestão de ácido fólico por dia varia de acordo com a idade. Para as gestantes, em uma pesquisa que fizemos para este artigo, encontramos números variados. Os valores recomendados giram em torno de 400 a 600 mcg/dia.

Nessa matéria da paisefilhos.com, temos uma recomendação de ingestão de 400 mcg/dia de ácido fólico. Já nessa, da tuasaúde.com, temos uma recomendação de 600 mcg/dia. Pesquisamos também alguns artigos científicos e sites como o do Conselho Regional de Medicina do Paraná, que recomendam 400 mcg/dia.

Portanto, a nossa recomendação é a de seguir as orientações do seu médico. Na dúvida, fique entre esses dois valores.

5 Alimentos Ricos em Ácido Fólico

Brócolis

brócolis Ácido Fólico na Gravidez

Além de ser rico em ácido fólico, esse alimento também é rico em fibras. 100 gramas de brócolis fornecem em torno de 90 mcg dessa vitamina.

Espinafre cozido

Ácido Fólico na Gravidez

É uma das melhores formas de aumentar sua quantidade de ácido fólico pois você ainda ingere ferro, fósforo e cálcio, que também são muito importantes na gestação. 100 gramas de espinafre cozido fornecem em torno de 103 mcg de ácido fólico.

Cenouras

Ácido Fólico na Gravidez

Alimento muito comum no dia a dia, é fácil de ser encontrado. Uma xícara de cenoura fornece até 5% das necessidades diárias de ácido fólico. A dica para quem não é fã desse alimento é comer a cenoura ralada em sanduíches. 😉

Amêndoas

amêndoas Ácido Fólico na Gravidez

Fornece gorduras e nutrientes importantes para a saúde. A dica nesse caso também é comer a amêndoa polvilhada sobre uma salada. E se você gosta desse alimento, pode usá-lo no lanchinho da tarde. Uma xícara fornece 46 mcg de ácido fólico.

Milho

Ácido Fólico na Gravidez

De preferência consumi-lo cozido. É muito rico em antioxidantes e boa fonte de proteínas. Uma xícara de milho cozido fornece 76 mcg de ácido fólico.

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É claro que existem outros alimentos tão importantes quanto esses que mostramos aqui. E nunca é demais lembrar que você deve seguir as instruções do seu médico.

Para saber mais sobre alimentação na gravidez, você pode ver esse post super legal que fizemos falando da alimentação no segundo trimestre de gestação.

Boa alimentação, mamãe!

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